Educação, Tecnologia, Paixões e Mais. Education, Technology, Passions and More.
sexta-feira, 1 de março de 2013
Princípios e Valores
O assunto que ocupou mais espaço na mídia na última semana foi o trágico acidente em Oruro Bolivia, durante um jogo do Corinthians e o San Jose local.
Depois de passada mais de uma semana, eu resolvi dar minha opinião, mesmo com o tempo curto devido a inúmeros motivos, mas mais porque não achava que nada era digno do meu esforço nesse início de ano.
Pois bem. O que me fez iniciar os trabalhos desse blog esse ano foi o conjunto de acontecimentos e desdobramentos após o ocorrido. Uma vida foi perdida, devido principalmente a imprudência de um ou um grupo de torcedores, e da irresponsabilidade da Conmebol e da Polícia local, que respectivamente, não se responsabilizam pelo torneio, através do regulamento, e não fiscalizam os torcedores e adjacências do estádio para evitar e coibir confusões e violência.
Essa situação toda me fez refletir sobre como a situação da educação do Brasil e da América do Sul (das quais tenho mais contato e exemplos) está deteriorada. Um jovem brasileiro, menor, desacompanhado, consegue viajar durante uma semana, entrar no estádio com um sinalizador (naval!), disparar e matar um outro jovem, de 14 anos.
Certamente ele não era o único nessas condições, e isso é o mais preocupante.
Em uma sociedade organizada, certas ações são necessárias para coibir erros futuros, especialmente de julgamento, de tomada de decisão. E isso começa em casa e, posteriormente na escola. Desde a primeira infância, os indivíduos devem presenciar demonstrações, ser encorajados e orientados a tomar decisões que possam suportar seus desdobramentos, e como consequência, construir valores importantes que possam mantê-los no caminho certo durante sua vida.
Voltando ao caso do Corinthians, um exemplo de má formação de princípios foi o que fizeram 9 torcedores, que solicitaram liminares para assistir o jogo. Inicialmente achavam que estavam apenas exercendo seu direito como cidadãos, o que não é errado. Mas esqueceram do fator moral. 5 Deles desistiram, mas não pelo incidente trágico, mas para não prejudicar ainda mais o clube. Uma luz, ao menos.
Pior ainda fizeram os quatro remanecentes. Certos que estavam no seu direito, e estavam (vejam aí a distorção da formação de valores da sociedade em geral), entraram para ver o jogo. Deram entrevistas, foram filmados, apareceram. E escancararam para o mundo não só o seu egoísmo, mas a mediocridade da sociedade que vivemos.
Uma tragédia como essa deve servir de fator de mudança. Revisando conceitos, políticas, pensamentos e atitudes, levando a um melhor relacionamento entre as pessoas e transformando indivíduos e sociedade. Mas infelizmente o que vemos é uma exploração sensacionalista, e pessoas no comando que ainda não são capazes de abrir mão de vaidades individuais em prol do bem coletivo.
Assinar:
Postagens (Atom)